O David Chelimsky, core developer da equipe do RSpec, anunciou hoje o lançamento da versão 1.1.0 na lista de discussão do projeto. Essa versão é um grande marco para o projeto, trazendo novas funcionalidades e diversas melhorias:

  • Story Runner: Como já falei aqui no blog, o projeto RBehave foi integrado ao core do RSpec, ganhando o nome de Story Runner. Com isso, o RSpec se torna um framework full-stack para BDD. Além de definir o comportamento do seu código, você também pode colaborar com seu cliente através de cenários executáveis, escrevendo os testes de aceitação para sua aplicação. A possibilidade de escrever story tests em texto puro é um grande passo nessa direção. Quem assistiu minha palestra no Rio on Rails teve a oportunidade de ver uma demonstração dessa funcionalidade.
  • Integração com o Rails 2.0: A nova versão está integrada com o novo Rails 2.0. O plugin RSpec on Rails também foi atualizado para aproveitar a funcionalidade dos story tests na sua aplicação Rails.
  • Transição fácil do Test::Unit: Uma funcionalidade bem interessante para quem está migrando do Test::Unit para o RSpec. Para migrar, você precisa apenas:
  1.  
    1. incluir um ‘require spec’ no seu arquivo de teste;
    2. trocar a definição da subclasse de TestCase ‘class ClassContextTest < Test::Unit::TestCase’ por uma descrição do tipo ‘describe “class in context” do’;
    3. Converter os métodos de teste ‘def test_should_do_this’ por blocos ‘it “should do this” do’;
    4. Transformar asserts ‘assert_equal 2, some_calculation’ em shoulds ‘some_calculation.should == 2′;
    5. remover a dependência com Test::Unit, removendo o ‘require ‘test/unit’
  • Exemplos encadeados: Agora você pode escrever um bloco “describe” dentro de outro.

Essa era a notícia que eu estava esperando desde minha primeira palestra sobre o assunto na RejectConf’SP) e, depois do lançamento do Rails 2.0 na semana passada, a integração com o RSpec finalmente chegou. Aproveitem!

 

sudo gem update rspec

 

Post to Twitter