O último dia do FISL foi bem intenso, apesar de ter assistido apenas 3 palestras:

  • AJAX: A primeira palestra do dia que assisti foi sobre Web 2.0, AJAX, Hibernate, JSF, JPA, EJB, Netbeans… No entanto o que assisti foi uma mera introdução sobre AJAX – ponto. Com direito a exemplos de código funcionando. O pessoal parecia estar curtindo, mas não foi nenhuma novidade para mim.
  • Being a Sysadmin at Google: Essa palestra foi mais interessante, apesar de um pouco curta. A Fernanda falou um pouco sobre alguns dos projetos em que já trabalhou: um para colocar um escritório novo funcionando a partir do primeiro dia, um para monitoramento do parque de servidores e o Goobuntu, uma distribuição Linux interna que utilizam nas máquinas dos funcionários (e que não pretendem liberar para uso público, ainda). Claro que não poderia faltar falar um pouco sobre o dia-a-dia de um admin no Google e atrair interessados para novas vagas.
  • Arena de Programação: Mais para o final do dia, fui assitir uma discussão sobre o que rolou na Arena de Programação, uma novidade interessante dessa edição do FISL. Fui prestigiar nosso representante (e companheiro de quarto), o Guilherme Silveira da Caelum, que acabou vencendo nas 2 etapas (individual e por equipe) e levando um notebook para casa. Na verdade, levando um “vale-notebook”. O prêmio verdadeiro deve chegar na casa dele um pouco depois :-)

O mais divertido do dia não foram as palestras, mas os desafios propostos no stand do Google, que fiquei resolvendo com o pessoal do IME. Eles levaram um jogo com peças coloridas no estilo tetris e, a cada dia, mudavam o desafio para distribuir brindes. No começo era só montar tudo colocando as cores iguais juntas, mas no último dia você já não podia encostar peças de cores iguais (nem na diagonal), nem tirar a peça depois de colocar e nem “simular” na mesa antes de encaixar a peça. Tinha também um Cubo Mágico pro pessoal resolver. Tive que me esforçar para ganhar brindes:

  • Meu primeiro chaveiro eu ganhei resolvendo o joguinho das peças coloridas quando ainda podiam encostar cores iguais na diagonal.
  • Um dos pontos altos do dia foi ter aprendido a resolver o Cubo Mágico! Valeu Mari! Ganhei um ímã com uns LEDs piscando de brinde.
  • O ponto mais alto do dia foi o que tivemos que fazer pra ganhar uma camiseta, canetas e mais chaveiros/ímãs piscantes: O pessoal soltou um desafio para calcularmos o número de soluções possíveis para o jogo das peças coloridas. Ficamos quebrando a cabeça um tempo e, com a ajuda do Guilherme (mesmo depois de ficar 3 dias programando na Arena), do Julian e da Mari, conseguimos programar um algoritmo de backtracking para resolver o problema (tudo bem que não conseguimos calcular para as 10 colunas, mas acho que aprendi um monte durante as 2:00hs que passamos programando).

De noite fomos jantar numa churrascaria uruguaia com a Luiza, uma amiga que fez BCC comigo e está terminando o mestrado na URGS. Voltando para o hotel, joguei mais uma partida de Settlers e dessa vez eu consegui ganhar :-)



Em resumo, o FISL foi muito divertido. Poucas das palestras foram realmente proveitosas, porém o número de pessoas que conheci/re-encontrei e a troca de experiências foi impressionante. É legal participar de um evento como esse para conhecer pessoas excepcionais e encontrar boa parte da comunidade geek do país.

Post to Twitter