Após 12 horas totais de vôo e muita fila para fazer o check-in, tanto no Brasil quanto em NY, cheguei ontem em
Minneapolis, MN para participar da Agile 2006 como estudante voluntário.
Essa será a segunda edição da conferência, que é o resultado da junção de 2 outras, Agile Development Conference (ADC) e
XP/Agile Universe.

Dia 0

Apesar de um pouco cansado da viagem, o plano funcionou conforme o previsto. Eu havia combinado de ficar num albergue
perto do Hotel da conferência (uma caminhada saudável de
20 minutos) e dividir o quarto com um outro voluntário que conheci por e-mail:
Sergei Golitsinski. Ele é russo, mora nos EUA há 7 anos e, para minha sorte,
numa cidade relativamente perto de Minneapolis. Como estaria de carro, ele se ofereceu para me buscar direto no aeroporto.
Fomos direto para o albergue e, depois de se perder um pouco nas ruas da cidade, chegamos ao
Minneapolis International Hostel. Para minha surpresa, o quarto que eu
havia reservado era melhor que eu esperava, com 2 camas, banheiro privativo (não é normal em albergues) e até
internet wireless de graça no quarto! Muito legal! Só não tem TV e outras regalias de um Hotel normal, mas é bom
o suficiente para ficar durante esses dias de conferência.

Saímos de carro para conhecer a vizinhança e comer alguma coisa (a fila do check-in em NY demorou tanto que nem deu
tempo de almoçar na conexão), indo logo depois para o hotel da conferência ajudar os outros voluntários a preparar
as malas dos participantes e dobrar camisetas. Depois de trabalhar na linha de produção das malas, voltamos para
o albergue para tomar um banho. A noite fui assistir um filme,
“Lady in the Water”, de M. Night Shyamalan, o mesmo diretor de
“Sexto Sentido” e “Sinais”, mas estava com tanto sono que acabei perdendo umas partes do filme e acabei não
gostando :-) Na verdade a história é exatamente um daqueles contos de fada que contamos para crianças e,
se você está esperando algo brilhante ou lógico, será surpreendido por algo extremamente simples e direto. Não
vou falar muito pois vou acabar estragando a alegria daqueles que querem assistir o filme. Nem preciso dizer
que depois do filme voltei pro albergue e capotei.

Dia 1

Hoje de manhã viemos para a primeira reunião geral com todos os voluntários para entender o que devemos fazer para
ajudar na mesa de registro e nas palestras e sessões da conferência. A única coisa que me deixou um pouco chateado
é que não ganhamos a bolsa da conferência com informações como: o programa detalhado (com horários), preceedings
e outras informações. Não tanto pelas coisas que vêem dentro da bolsa ou pela bolsa em si, mas sim pelo fato de
dizerem que os voluntários só irão ganhar após ter certeza que todos os pagantes tenham recebido suas bolsas. No
total não devem ser mais que 20 voluntários que se registraram para ajudar. Enfim… não é nada que irá piorar
meu aproveitamento da conferência então vou deixar pra lá e falar sobre a parte importante: as sessões.

Durante a parte da tarde participei de 2 sessões: uma “Discovery Session”
com um pessoal da ThoughtWorks muito interessante, onde fizemos uma coleta de
dados sobre o estado atual das metodologias ágeis de desenvolvimento de software. Primeiro fomos para a parte externa
do prédio do hotel e formamos vários “gráficos humanos”, onde cada pessoa representa um ponto no gráfico (por exemplo:
“Quão feliz você está com seu trabalho atual” X “Há quanto tempo usa métodos ágeis”). Depois voltamos para a sala e
nos dividimos em grupos, fazendo uma retrospectiva sobre os seguintes tópicos:

• As 3 coisas que mais me atraíram nos Métodos Ágeis
  • As 3 coisas que eu mais gosto de fazer quando uso Métodos Ágeis
  • As 3 principais decepções que tive com Métodos Ágeis
  • As 3 coisas que mais me surpreenderam sobre Métodos Ágeis

Os resultados serão publicados no wiki da conferência mais tarde e estarão
disponíveis para quem quiser. Por enquanto mando uma foto parcial do mural com alguns dos post-its:

Discovery Session Sticker Wall

A outra sessão que assisti foi do Scott Ambler sobre dois questionários online que
ele publicou no site Dr. Dobb's para tentar captar o ponto de vista da comunidade em
relação ao estado atual das práticas e princípios dos métodos ágeis. Uma boa discussão sobre as perguntas da pesquisa
e sobre os dados levantados. Quem estiver interessado pode tirar suas próprias conclusões a partir dos
dados obtidos.

Para fechar o dia, tivemos um “Ice Breaker” muito legal no maior saguão do hotel, um evento com a finalidade de
integrar todos os participantes da conferência e entretê-los. Tinha comida a vontade (muita comida), bebidas, doces,
um trio de jazz, um mágico, pessoas fazendo chapéu de balão e até um cartunista, que me desenhou assim:

Caricature at Agile 2006

Por enquanto estou aproveitando bastante a conferência e a experiência está sendo fantástica. Não sei se conseguirei
escrever todos os dias sobre as novidades, mas vou tentar fazer um resumo a cada dois dias. Amanhã promete ser mais
um dia de muitas palestras, troca de conhecimento e aprendizado.