Final de feriado chegando. É hora de voltar a ativa e contar como foram os eventos da última semana. Primeiro um pouco sobre o Conexão Java.

 

Audience at Conexão Java 07

 

Sexta-Feira

 

Foi a primeira vez que participei do Conexão Java e gostei bastante do evento. Além de re-encontrar amigos, as palestras que assisti foram excelentes. Na sexta-feira o Alexandre Magno falou um pouco sobre Scrum e, apesar de ter precisado sair no meio da palestra, os comentários que ouvi foram todos positivos. Na sexta acabei assistindo só essa palestra, pois fiquei o resto do dia ajudando o Carlos Villela terminar seus slides (percebam que minha participação foi importante.. he he).

 

Peugeot Certified Driver :-)

 

Sábado

 

No sábado, o keynote do CV criticou os “arquitetos de uma nota só” que preferem usar sempre a mesma ferramenta para resolver qualquer problema. Além de argumentar sobre a importância da plataforma Java vs. da linguagem Java, os tópicos levantados deixaram a platéia preparada para as próximas apresentações.

 

Carlos Villela's Keynote

 

O Philip Calçado re-apresentou a palestra de arquitetura do Just Java (dessa vez sem o Paulo) e agradou bastante o público. Apesar de eu já ter assistido a palestra, foi bom para ouvir mais um pouco sobre as “arquiteturas Java do passado”. Particularmente achei muito valioso ele ter levantado temas recentes como Domain-Driven Design e DSLs.

 

Philip

 

Depois foi minha vez. Minha estréia como palestrante foi bem recebida. As pessoas que me procuraram depois da palestra me deram um feedback positivo e alguns comentários online que li (aqui e aqui) me deixaram bastante feliz com o resultado. Espero que tenha conseguido passar minha mensagem, deixando algumas sementes para discussão sobre Métodos Ágeis, XP, Scrum e Lean. Minha apresentação já está disponível para download aqui.

 

Palestrando no Conexão Java 07

 

Após minha palestra fomos almoçar numa churrascaria e acabei perdendo a palestra do Vinícius. A última palestra do dia foi do Fernando Meyer, core developer do JBoss, sobre ANTLR e seu uso na criação de DSLs externas. Gostei pois ele mostrou os conceitos básicos de um compilador (parsing, análise léxica, análise semântica, interpretação, geração de código, etc.) e partiu para um exemplo prático de código. Dei uma ajudinha depois da palestra com um bug (essas coisas acontecem) e os slides e o código estão disponíveis no blog do Fernando Meyer.

 

Fernando Meyer

 

Espero poder participar de mais eventos como esse. Se você assistiu minha palestra, deixe algum comentário (positivos ou negativos). Feedback é sempre importante e me ajudará a melhorar para as próximas apresentações. O que você gostou e não gostou da minha palestra? Você aprendeu alguma coisa? Algumas das idéias surtiram efeito no seu dia-a-dia?

 

Post to Twitter