Esse fim de semana tive a oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro e participar do Rio on Rails, organizado pelo pessoal da ImproveIt. O sábado foi repleto de Ruby e Rails e no domingo tive um tempinho para passear e conhecer um pouco da cidade maravilhosa.

 

Vista do Pão de Açucar

 

Os organizadores estão de parabéns. As palestras foram muito bem escolhidas e acho que deram um bom gostinho de como é divertido programar em Ruby e Rails para quem nunca tinha experimentado. Como sempre, eventos são uma excelente oportunidade de conhecer gente nova e trocar experiências e o Rio on Rails não deixou a desejar. Conheci o Ronaldo Ferraz, que falou um pouco sobre DSLs, o Demetrius Nunes, um dos pioneiros na adoção de Rails no Brasil, o Eduardo do site o Curioso, todo o pessoal da Improveit e do projeto Lucidus e mais um monte de gente que não vou lembrar do nome, mas que estavam presentes para fazer mais um grande evento da comunidade Rails no Brasil.

 

A platéia parece interessada

 

Minha palestra sobre BDD e RSpec foi uma evolução da palestra no RejectConf’SP. Com mais tempo para explicar os conceitos e fazer uma demonstração mais calma, acho que consegui passar uma idéia melhor da experiência de programar com BDD em Ruby e Rails. Os slides já estão disponíveis aqui, assim como o esqueleto da aplicação demo que desenvolvi, com o passo-a-passo da demonstração. Quem quiser também consegue pegar a versão final do código apresentado.

 

Palestrando...

 

Uma coisa legal que eu consegui terminar de preparar para a apresentação foram algumas das novidades do RSpec 1.1.0, como o Story Runner (integração com o RBehave, que eu apresentei no screencast do Dojo@SP), os plain text story tests e o protótipo do editor de story tests no browser.

 

Amigos no evento

 

Para rodar os exemplos, você precisará do Rails 1.2.6 (não fiz update pro 2.0 na palestra pois o patch da integração do RSpec com o Rails novo saiu na sexta a noite e não quis arriscar a demonstração ao vivo), do RSpec e do Rcov, caso queira verificar a cobertura (gem install rcov). Quem gostou da integração do Autotest com o Growl que eu usei na demonstração, pode pegar meus arquivos de configuração no Google Groups do Dojo@SP (não esqueça de instalar o Autotest com ‘gem install ZenTest’).

 

Post to Twitter