Programadores não treinam. Essa é uma triste constatação para a grande maioria dos programadores. Apesar de não ser verdade para todos os casos, aprendi com o Scott Adams que é importante começar com uma boa frase de impacto. Agora que tenho a sua atenção, posso falar da minha tentativa de mudar essa realidade: O Dojo@SP.

O que é o Dojo?

O Dojo é um espaço onde programadores se reúnem para treinar e aprender. As reuniões são periódicas e centradas num desafio de programação. Apesar do desafio, o objetivo não é terminar o problema. A idéia é aprender com as experiências vivenciadas pelo grupo. O ambiente é inclusivo, seguro e convidativo.

Dojo Audience

Eu vejo vários princípios de XP na forma como o Dojo funciona: passos de bebê, humanidade, falha, redundância, qualidade, melhoria, dentre outros.

Randori

As reuniões geralmente são conduzidas em dois formatos: no formato Kata alguém resolve o desafio em casa e apresenta na reunião “ao vivo”, começando do zero e seguindo TDD. No formato Randori o problema é resolvido “ao vivo” pelos participantes, usando TDD e Programação Pareada em turnos. A cada turno, o piloto volta para a platéia, o co-piloto passa a pilotar e um novo co-piloto é convidado da platéia.

Kata

Um pouco de história

A idéia do Kata como exercí­cio de treinamento foi proposta originalmente por Dave Thomas numa série de posts do seu blog. No final de 2003, Laurent Bossavit levou a analogia um passo adiante e propôs a criação de um espaço de treinamento em grupo um Dojo. A partir daí­, juntamente com Emannuel Gaillot, eles fundaram o Dojo de Paris, que está em funcionamento desde 2003. Outros gostaram da idéia e começaram movimentos semelhantes em outras partes do mundo.

Ruby Code

Depois de conhecer o Emannuel e a Emily no XP 2007, me motivei para começar um Dojo por aqui. Com o apoio deles e do wiki internacional, criado justamente para esse propósito, reuni alguns colegas e começamos a nos reunir no mês de Julho de 2007. Desde entnao estamos nos reunindo toda quarta-feira no Instituto de Matemática e Estatí­stica da USP.

Retrospectives

No Brasil, o Ivan Sanchez foi o primeiro a trazer essa idéia, fundando o DojoFloripa. Nossa iniciativa é a segunda do Brasil e esperamos que a participação do público paulista cresca no futuro e que outros Dojos comecem a aparecer em outras localidades do país.

Update: Esqueci de mencionar o Dojo de Recife que começou suas atividades no mesmo mês que a gente.

Como posso participar?

Se você está em São Paulo, junte-se a nós! Leia um pouco mais sobre nossas experiências no wiki e entre no nosso grupo de discussão. Não é necessário ter profundos conhecimentos de Python, Ruby ou TDD. Caso não esteja seguro para programar “ao vivo”, participe como ouvinte para sentir o clima. Espero vocês lá!

Food for the

Boa programação!

Post to Twitter